sábado, 7 de janeiro de 2012

A história de 2 homens honrados

"Porém ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é: tudo quanto diz sucede assim, infalivelmente: vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir."
1 Samuel9:6


A Segunda Grande Guerra produziu vários heróis e vários homens honrados. Um desses homens foi Butch O'Hare, piloto-combatente a quem foram atribuídas missões no sul do Pacífico.

Um dia, todo o seu esquadrão foi enviado para uma missão. Depois de estar em pleno ar ele reparou que alguém se tinha esquecido de encher o tanque de combustível. como consequência disto, se ele prosseguisse com a missão, não teria combustível suficiente para voltar ao porta-aviões.

Depois de informado, o líder da missão ordenou-o que voltasse ao porta-aviões, ordem que ele respeitou de modo relutante. Ele saiu da formação e voltou para o barco.

À medida que voava em direcção ao portador, ele viu algo que lhe congelou o sangue: um esquadrão de Zeros japoneses voava em direcção à base naval marítima de onde Butch tinha vindo. Os combatentes americanos não se encontravam presentes e o portador estava totalmente indefeso.

Butch não teria tempo de chegar perto do seu esquadrão e traze-los de volta a tempo de salvar o porta-aviões. Semelhantemente, ele não conseguia avisar a base naval do perigo eminente.

Só havia uma coisa a fazer. De uma forma ou outra, ele tinha que manter os Zeros longe da sua frota.

Deixando de lado todos os pensamentos de segurança pessoal, ele mergulhou na formação de aviões japonesa, atacando o inimigo surpreso, um avião de cada vez.

Butch entrelaçou-se na - agora - disforme formação inimiga e disparou em direcção ao maior número possível de aviões até que as suas munições acabaram.

Destemido, ele continuou o ataque. Mergulhou em direcção aos Zeros tentando, pelo menos, destruir uma asa ou uma cauda. Estava determinado em fazer o que fosse necessário para manter os Zeros longe dos barcos americanos.

Finalmente, o exasperado esquadrão japonês mudou de direcção.

Profundamente aliviado, Butch O'Hare e o seu esfarrapado avião cambalearam até ao porta-aviões. Quando chegou ao portador, reportou o ocorrido aos superiores. O filme da câmara montada no seu avião contou o resto da história. A mesma mostrou a extensão das corajosas tentativas de Butch levadas a cabo como forma de proteger a sua frota.

Devido a isto, ele foi reconhecido como um herói e foi-lhe dada uma das honras mais elevadas do país: a "Congressional Medal of Honor".

Hoje, o aeroporto O'Hare em Chicago recebeu o seu nome em tributo à sua coragem.

Easy Eddie.

Alguns anos antes de Butch O'Hare existiu um homem em Chicago com o nome de "Easy Eddie". Durante os anos da existência de Eddie, quem mandava na cidade era Al "Scarface" Capone e ele não era famoso por ser heróico. As suas façanhas era tudo menos dignas de louvor.

Ele era, em vez disso, conhecido por inundar a cidade de Chicago com álcool ilegal, prostituição e morte.

Easy Eddie era o advogado de Capone e havia bons motivos para isso. Ele era um excelente advogado. De facto, as suas manobras legais mantiveram o Big Al fora da prisão.

Como forma de demonstrar o seu reconhecimento, Capone pagava-lhe bem. Não só o dinheiro era imenso, como o eram os dividendos. Por exemplo, ele e a sua família ocupavam uma mansão murada que não só continha empregados a viver na mesma, como continha todo o tipo de conforto disponível na altura. A mansão era tão grande que ocupava um quarteirão inteiro de Chicago.

Sim, Eddie vivia a vida luxuosa dum criminoso de Chicago e nem levava em consideração as atrocidades que ocorriam em seu redor.

No entanto, Eddie tinha um ponto fraco: um filho que ele muito amava.

Eddie certificava-se que o seu filho tinha tudo do bom e do melhor - as melhores roupas, carros e uma boa educação. Nada era retido e o dinheiro não era um problema.

Apesar do seu envolvimento no crime organizado, Eddie tentou ensinar ao filho a diferença entre o bem e o mal. Sim, Eddie tentou ensinar o seu filho a erguer-se acima do seu mundo sórdido. Ele queria que o filho fosse um homem melhor do que ele era.

No entanto, com toda a sua riqueza e influência, havia duas coisas que Eddie não poderia passar ao filho - duas coisas que ele havia sacrificado em favor da turba de Capone que ele não poderia passar ao filho: um bom nome e um bom exemplo.

Um dia, Eddie tomou uma decisão difícil. Oferecer um bom nome ao filho era mais importante que toda a riqueza que era despejada aos seus pés. Ele tinha que rectificar toda a maldade que havia feito. Ele tinha que se dirigir directamente às autoridades e revelar toda a verdade em torno do "Scarface" Al Capone.

Ele tentaria limpar o seu nome manchado e oferecer ao filho algo que se parecesse com integridade. Para fazer isto, ele teria que testemunhar contra a Turba (máfia de Capone e companhia). Mas mais que isto, ele queria ser um exemplo para o seu filho.

Ele queria fazer tudo de modo a que houvesse uma restauração e, esperançosamente, deixar um bom nome ao filho.

Então ele testemunhou.

No espaço dum ano, a vida de Easy Eddie acabou num tiroteio numa solitária rua de Chicago. Ele não só havia dado ao filho a melhor oferta que poderia dar, como havia pago por isso com o melhor que ele poderia oferecer.

. . . . .

Já sei o que estão a perguntar: "mas qual é a relação entre estas duas histórias?"

Só uma: Easy Eddie era o pai de Butch O'Hare.

Easy Eddie teve uma mudança de coração.

Ele decidiu ser um homem HONRADO.

No entanto, esta redenção custou-lhe a vida.

Mas ao fazê-lo de um modo tão altruísta, ele ensinou ao filho como ser um HERÓI.

Isto demonstra de um modo empírico a diferença que um pai honrado, ou a falta dum, pode fazer.

Lembrem-se disto sempre que alguém (feministas, principalmente) tentar destruir a estrutura familiar ou tentar minimizar a importância que um pai tem na vida do filho.





Mas, também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados
1 Pedro 3:14

4 comentários:

  1. Meu amigo que história incrivel, fiquei chocado com ela. Me lembrou meu pai apesar de não ser uma das mais certas pessoas, ele sempre me ensinou o certo e sempre se sacrificou para me dar uma vida hondada.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que é uma história notável, que demonstra como um pai honrado por ser um instrumento de benção para milhares de pessoas.

    ResponderEliminar
  3. Easy Eddie salvou a vida de muitos. Muito além da vida de seu filho.

    ResponderEliminar
  4. Um excelente exemplo que vou levar para toda minha vida e partilharei algum dia com meus filhos.

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem PROFANA e GROSSEIRA.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.
-------------
OBS: A moderação dos comentários está activada, portanto se o teu comentário não aparecer logo, é porque ainda não foi aprovado.

ATENÇÃO: Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PRINT