sábado, 22 de setembro de 2012

As raízes socialistas de Benito Mussolini

Algo que as escolas não ensinam. Visto aqui
..............................
Quando eu me encontrava na 6ª classe, uma cópia de 1967 do livro "The Pageant of World History" (por Gerald Leinwand) chegou-me as mãos. Embora eu tenha aprendido muito com o mesmo, ele contém omissões chocantes. Eis aqui o que Leinwand diz dos anos iniciais de Mussolini:
Mussolini, que a dada altura havia sido um socialista, e um jornalista, escreveu alguns artigos apelando à subversão do capitalismo.
Tudo verdade, mas muito enganador. Da forma como Leinwand escreve, ficamos com a impressão que Mussolini havia sido um jornalista menor que, por acaso, havia sido um membro casual do partido socialista. Só décadas mais tarde, quando descobri os trabalhos de A. James Gregor, especialmente o seu Young Mussolini and the Intellectual Origins of Fascism., é que fiquei a saber toda a história.

Felizmente para os alunos que actualmente se encontram no 6º ano, a Wikipédia tem consigo os factos que Leinwand deixou de fora.

Mussolini não era só mais um socialista; ele era o Lenine italiano - o líder da facção revolucionária mais rígida. E Mussolini não era só um "jornalista"; ele era o editor da Avanti!, o jornal oficial do Partido Socialista.

Por volta de 1910, ele . . .
...era considerado um dos mais proeminentes Socialistas de Itália. A Setembro de 1911, Mussolini participou num motim, liderado por Socialistas, contra a guerra italiana contra a Líbia. Ele denunciou amargamente a "guerra imperialista" italiana feita para capturar a capital da Líbia (Tripoli), acção que lhe custou 5 meses de prisão.
Depois de liberto, ele ajudou a expulsar das fileiras do partido Socialista dois "revisionistas" que haviam apoiado a guerra, Ivanoe Bonomi, e Leonida Bissolati. Como resultado, ele foi recompensado com o lugar de editor do jornal do Partido Socialista, Avanti! Sob a sua liderança, a circulação do jornal subiu de 20,000 para 100,000.
O artigo da Wikipédia em torno do Partido Socialista Italiano contém ainda mais detalhes em torno da purga de "revisionistas" levada a cabo por Mussolini:
No princípio do século 20, no entanto, o PSI escolheu não se opor de modo vigoroso ao governo liderado pelo cinco-vezes Primeiro Ministro Giovanni Giolitti. Esta conciliação com o governo existente e o aumento da sua influência eleitoral, ajudaram a estabelecer o PSI como um partido italiano "mainstream" por volta da década com início em 1910.

No entanto, apesar da melhoria dos resultados eleitorais, o PSI permaneceu divido em dois ramos grupos distintos: os Reformistas, liderados por Filippo Turati, e bastante influentes junto dos sindicatos e dentro do grupo parlamentar e os Maximalistas, liderados por Costantino Lazzari, afiliados ao "London Bureau" de grupos socialistas, uma associação internacional de partidos socialistas esquerdistas.

Em 1912 os Maximalistas, liderados Benito Mussolini, prevaleceram durante a convenção do partido, o que levou a divisão do Partido Socialista Reformador Italiano.
Para os socialistas, obviamente, a apostasia de Mussolini nada mais prova para além do facto dele ser o mal incarnado. Para todos os outros, a história em torno das origens de Mussolini coloca toda a sua carreira sob uma nova luz. Quem vê as coisas de fora, observa o que quem se encontra do lado de dentro se nega a admitir: a fruta apóstata raramente cai longe da árvore ortodoxa.

Sim, Mussolini apercebeu-se que o socialismo mais o nacionalismo tinham um apelo de massas superior que o socialismo simples. Sim, Mussolini apercebeu-se que o socialismo ficaria mais forte se ele se alia-se com a Igreja em vez dele tentar destruí-la. Sim, Mussolini apercebeu-se que a apropriação em massa da propriedade privada devastaria a economia.
E sim, Mussolini apercebeu-se que a palavra "socialismo" alienaria milhões de italianos que estariam de outro modo receptivos à sua mensagem. Mas isto não faz de Mussolini um socialista radical que traiu tudo em que acreditava, mas sim um socialista radical que se livrou de dogmas socialistas periféricos como forma de desbravar o caminho entre ele e o poder absoluto.

Se ele tivesse mantido a etiqueta socialista e tivesse evitado a aliança com Hitler [outro socialista], Mussolini hoje poderia ser um ícone esquerdista tão grande como Che Guevara.


15 comentários:

  1. Olavo de Carvalho comentou que Mussolini tentou alertar os líderes europeus ao perigo de Hitler. Vendo que estes nada fizeram, e que o poder do líder alemão aumentava assustadoramente, Mussolini resolveu se aliar a ele.

    ResponderEliminar
  2. Mussolini tinha cara de favelado, kkkkkkkk!

    Nazistas e fascistas são mesmo comunistas, mas nacionalistas, e não internacionalistas.

    Direita mesmo é o capitalismo privado liberal das "democracias" maçônico-iluministas, que preparam um terreno fértil para o totalitarismo marxista.

    Duas cabeças do mesmo monstro apocalíptico!

    Muitos totalitários também são socialistas fingindo-se de direitistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Duas cabeças do mesmo monstro apocalíptico foram as "estrelas de cinco pontas" dos tanques americanos e dos soviéticos que se uniram para salvar o COMUNISMO, uma ideologia anticristã, genocida, escravagista e pedófila. Tudo decorrente "venenos psíquicos necessários para o culto de inclinações sádicas entre seus consumidores" https://k-razumnym.livejournal.com/174262.html caso este endereço seja solapado, procurar sob títulos 1 "Кошерные убийства - видеоролик." 2 'Talmudic Terror and Torture'

      Também fui vítima e refém da propaganda por décadas, mas os fatos indicam que o mundo piorou muito com a derrota alemã. http://www.saopauloantiga.com.br/quinta-divisao-panzer/#comment-42681

      Eliminar
  3. ''Nazista era mesmo comunista''?
    Foi o primeiro movimento a denuncia o perigo das altas finanças judaicas e do bolchevismo que também foi invenção judaica!
    Então deve ser por isso que a Itália mais atrapalhou a Alemanha na guerra do que ajudou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FASCISMO Foi durante muitos anos, o mais sólido interlocutor do comunismo.
      http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/06/o-fascismo-foi-durante-muitos-anos-o.html
      .

      Eliminar
  4. E aqui temos mais um episódio de "Nazi-fascismo , a batata quente que nem a direita nem a esquerda querem segurar !" conhecido também por "Nazi-fascismo , a bandeira em chamas que nema direita nem a esquerda querem brandir !" . Gosto demais do blog mas essa aí tá foda viu ? Dizer que fascismo é de esquerda é o mesmo que dizer que 2 + 2 é igual a 5 amigo !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mussolini comprova: Fascismo é de Esquerda
      http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2015/04/mussolini-comprova-fascismo-e-dex.html

      Eliminar
    2. Lucas, negar uma verdade mesmo quando esfregada na cara é bem coisa de esquerdista mesmo.

      Eliminar
  5. O verdadeiro fascista tem a mesma visão de mussolini ,não entendem o comunismo ou tentam interpretá-lo de forma deturpada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho 30 anos e interpreto o comunismo pelo oq eu vivo, Cuba, Coreia do Norte, Venezuela. Comunismo não presta

      Eliminar
  6. Esquerdopata chamam aos outros de fascistas,ou por buriice ou por mau caratismo,mesmo,pois o socialismo é pai do fascismo !

    ResponderEliminar
  7. Ninguém aqui leu o Manifesto Fascista de 1919 ? É todinho esquerdista, bem como o Manifesto de Verona, que inaugurou a Republica Social Italiana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vincular o Fascismo com Marxismo visa empiricamente difamar o primeiro para salvar o segundo. http://omarxismocultural.blogspot.com/2018/10/o-fascismo-tem-origem-no-marxismo.html?showComment=1544877884228#c8396075289237995669 Em nenhum lugar o Fascismo alcançou o número de vítimas gerado pelo terror vermelho Tudo decorrente dos "venenos psíquicos necessários para o culto de inclinações sádicas entre seus consumidores" https://k-razumnym.livejournal.com/174262.html caso este endereço seja solapado, procurar sob títulos 1 "Кошерные убийства - видеоролик." 2 'Talmudic Terror and Torture' É impossível entender o declínio e a queda do homem ocidental sem entender o que os judeus e seus aliados fizeram nessa mais horrível das tragédias que já aconteceram em nossa raça. https://nationalvanguard.org/2018/01/who-we-are-a-series-of-articles-on-the-history-of-the-white-race-part-25/

      Eliminar
  8. Se for para enquadrar o fascismo,apenas, como conduta,ele pode ser notado em qualquer regime político,filosófico e, até mesmo,religioso.Da direita à esquerda,dos cristãos aos mulçumanos...

    ResponderEliminar
  9. Você já leu a Trilogia sobre o Reich, de Richard J. Evans? Recomendo. Mussolini foi expulso do PSI. Ele caçou os resistentes de esquerda. Hitler também, tanto que havia cartazes e faixas nas comemorações nazistas, prometendo extinguir os comunistas. Você já leu "Mein Kampf"? O próprio Hitler desprezava quem confundia o nazismo com os movimentos de esquerda. Seria bom estudar história a sério...

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem PROFANA e GROSSEIRA.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.
-------------
OBS: A moderação dos comentários está activada, portanto se o teu comentário não aparecer logo, é porque ainda não foi aprovado.

ATENÇÃO: Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PRINT