sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Fortuna comunista

O "New York Times" fez uma investigação sobre o enriquecimento da família do primeiro-ministro da China, de tal forma aprofundada e detalhada que a sua publicação já levou as autoridades chinesas a bloquear o acesso ao site do jornal norte-americano e a apagar ligações ao artigo publicadas em redes sociais chinesas, como o Sina Weibo.

A publicação da investigação jornalística surge num momento sensível para o poder chinês, já que o Partido Comunista se prepara para o congresso de Novembro, em que será escolhida a liderança para a próxima década, e quando faltam cinco meses para Wen Jiabao, de 70 anos, terminar o segundo e último mandato à frente do Governo de Pequim.

Segundo o "New York Times", muitos dos bens e acções dos familiares de Wen Jiabao estão dissimulados em sociedades e investimentos efectuados em nomes de terceiros, mas a fortuna do círculo familiar valerá pelo menos dois mil milhões de euros.

Enriquecimento após ascensão política

A mãe é uma professora reformada, mas em apenas um dos seus investimentos, efectuado há cinco anos, adquiriu 90 milhões em acções. A mulher, especialista em pedras preciosas, controla o comércio de diamantes, conta o jornal.

A empresa do irmão mais novo, por seu turno, estabeleceu contratos para tratamento de resíduos líquidos e hospitalares em algumas das maiores cidades chinesas no valor de 23 milhões. As acções da mulher do filho valem cerca de 320 milhões.

O próprio primeiro-ministro chinês, conhecido como um reformista, referira num recente discurso, vir de uma família humilde e o extremo enriquecimento do seu círculo familiar ocorreu após sua ascensão política. Em 1998 assumiu a vice-presidência, em 2003 a chefia do Governo.




1 comentário:

  1. É claro que os PCs e PSs (e as repúblicas em geral) são um ótimo negócio. Onde não houver um sistema de freios e contrapesos para fiscalizar o governo e o partido único (isso é que é tolerância pela pluralidade política e partidária), só pode ocorrer ladroeira.

    Engraçado, onde estão os defensores dos direitos humanos e da "pluralidade" em se tratando da China e outros infernos comunistas?

    Confiram o blog pesadelochines.blogspot.com e verão mais podridões do comunismo na China.

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem PROFANA e GROSSEIRA.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.
-------------
OBS: A moderação dos comentários está activada, portanto se o teu comentário não aparecer logo, é porque ainda não foi aprovado.

ATENÇÃO: Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PRINT