domingo, 1 de abril de 2012

França: chamar uma mulher de 'Mademoiselle' é "condescendente e sexista"

Concílio francês aboliu a palavra 'Mademoiselle' de todos os documentos oficiais por este ser supostamente "condescendente e sexista".

O subúrbio parisiense Fontenay-sous-Bois afirmou que o termo 'Mademoiselle'- o equivalente francês para o inglês 'miss' - descrimina as mulheres ao lhes perguntar para revelar se são casadas ou não. De agora em diante, os homens e as mulheres apenas terão que colocar um visto nas zonas onde se é perguntado se são macho ou fêmea.

Oficiais da vila aproveitaram o embalo e baniram de todos os documentos também o termo 'nom de jeune fille' (nome de solteira) por alegarem que o mesmo é "arcaico" e possui "conotações com a virgindade" (???!). Em vez disso, às mulheres que alteraram os seus apelidos apenas lhes será perguntado o "nome de nascimento".

Um porta-voz do concílio afirmou:

Não há qualquer tipo de motivo válido que obrigue as mulheres a revelar o seu estado civil enquanto os homens não tenham que fazer o mesmo. Isto é antiquado e injusto.
Outra localização (Cesson-Sevigne) baniu também o termo 'mademoiselle' devido a pressões provenientes de grupos femininos locais (feministas).

Fonte

* * * * * * *

Aparentemente não há muito que fazer nas terras do Asterix.


2 comentários:

  1. Quero ver se vão continuar com essa palhaçada quando os árabes tomarem de vez o país.

    ResponderEliminar
  2. Que doideira caro Lucas.
    Não entendi se esse banimento tmabém vale para documentos jurídicos, pois, pelo menos no Brasil é comum e bem natural perguntar se alguém é solteiro, casado, viúvo, separado, etc, e isso constar dos documentos.
    O que acho absolutamente normal e necessário.
    O ângulo de visão à respeito de preconceito é muito relativo. Pois, se formos pensar bem, com atenção, alguém sempre poderá alegar que foi discriminado por ser ou solteiro, outro, se achou discriminado por ser casado... outro achará preconceito constar viúvo, outro por ser gordo, ou magro, ou preto, ou baixo...
    :) Em síntese, não terá fim as alegações, se for levado ao pé da letra, sempre haverá alguém se sentindo discriminado...
    E o termo "mademoiselle" é tão bonito... minha opinião.
    Alguma coisa não vai bem, e parece que em toda parte, não escolhe local do planeta.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem PROFANA e GROSSEIRA.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.
-------------
OBS: A moderação dos comentários está activada, portanto se o teu comentário não aparecer logo, é porque ainda não foi aprovado.

ATENÇÃO: Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PRINT