terça-feira, 30 de outubro de 2018

O fascismo tem origem no marxismo

Se acham que o fascismo não tem origens marxistas, façam o favor de desmentir as provas que apresento nos meus romances.

Por José Rodrigues dos Santos

A minha afirmação de que o fascismo tem origens marxistas parece ter incomodado algumas almas, incluindo políticos que, à falta de melhores argumentos, recorreram ao insulto baixo. Nada de surpreendente, até porque reconheço que a afirmação contradiz ideias feitas e por isso precisa de ser fundamentada – o que é feito ao pormenor em As Flores de Lótus e em O Pavilhão Púrpura. Para quem preferir ficar-se pela rama, deixo aqui as ideias essenciais da viagem do marxismo até ao fascismo.

O marxismo surgiu num contexto de cientifismo. Newton tinha descoberto as leis da física e Darwin as da selecção natural. Indo no encalço desses dois vultos, e também de Hegel, Marx e Engels anunciaram que haviam descoberto as leis da história. Tal como as leis da física e da biologia, ambos concluíram que as leis da história eram deterministas e independentes da vontade humana.

E que leis eram essas? Eram as do determinismo histórico, estudadas pela sua nova ciência, o socialismo científico (tão científico, na sua opinião, quanto a física de Newton e a biologia de Darwin). A ideia era simples: ao feudalismo sucede-se o capitalismo, cujas contradições levarão inevitavelmente os proletários à revolução que conduzirá ao comunismo. Nesta visão a história é teleológica e determinista. Não é preciso ninguém fazer nada, pois a revolução do proletariado é inevitável.

Os anos passaram e não ocorreu nenhuma revolução, o que contradizia a teoria marxista. Como explicar isto? Surgiram duas teses revisionistas. A primeira, do marxista alemão Bernstein, foi a de que afinal o capitalismo não ia acabar, o operariado até estava a melhorar o seu nível de vida e o socialismo podia perfeitamente adaptar-se ao capitalismo. Esta corrente cresceu no SPD alemão e acabou na social-democracia como a conhecemos hoje em dia.

A segunda tese teve origem no marxista francês Georges Sorel. Numa obra tremendamente influente, Refléxions sur la violence, Sorel concluiu que a revolução não era inevitável nem seria espontânea. Teria de ser provocada. Como? Usando uma elite para guiar o proletariado e recorrendo à violência. Seria a violência que desencadearia a revolução.

Foi o marxismo soreliano que conduziu ao bolchevismo e ao fascismo. Lenine leu Sorel e apropriou-se dos conceitos revisionistas da elite, a famosa “vanguarda”, e do uso da violência. O mesmo Sorel foi lido com atenção em Itália, em particular pelos sindicalistas revolucionários, marxistas que adotaram a greve e a violência como formas de desencadear a revolução. 

Em paralelo, um marxista austríaco, Otto Bauer, notou que no Império Austro-Húngaro os operários húngaros mostravam sentimentos de solidariedade mais fortes para com os burgueses húngaros do que para com os operários austríacos. Embora o marxismo fosse uma corrente internacionalista, Bauer buscou legitimidade nalgumas afirmações nacionalistas de Marx e Engels para lançar uma nova ideia revisionista. Concluiu ele que o comportamento dos operários húngaros mostrava que o sentimento de nação era afinal mais poderoso do que o sentimento de classe. O nacionalismo era revolucionário, argumentou, pois galvanizaria o proletariado para a revolução.

Esta ideia entrou em Itália pela pena de um marxista italiano de origem alemã, Roberto Michels, e influenciou os sindicalistas revolucionários italianos. Estes, contudo, enfrentaram a ortodoxia dos restantes marxistas, incluindo Benito Mussolini, o diretor do órgão oficial do partido socialista italiano, o Avanti!

Acontece que em 1911 ocorreu um acontecimento que iria abalar as convicções ortodoxas de Mussolini: a guerra ítalo-otomana pela Tripolitania. Mussolini opôs-se a essa guerra, mas ficou atónito com a reação do proletariado italiano, que exultava com as vitórias de Itália. Michels e os sindicalistas tinham razão!, concluiu Mussolini. As pessoas estão afinal mais dispostas a morrer pela sua pátria do que pela sua classe. 

Quando a Grande Guerra começou, em 1914, ocorreu uma cisão no movimento socialista. A Segunda Internacional tinha determinado que os operários dos diferentes países não entrariam em guerra uns contra os outros, mas na hora da verdade os socialistas alemães, franceses e britânicos apoiaram a guerra. Apenas os bolcheviques russos e os socialistas italianos se opuseram.~


O problema é que nem todos os socialistas italianos estavam de acordo. Os sindicalistas revolucionários queriam a entrada de Itália na guerra porque achavam que ela seria o forno onde se forjaria o sentimento nacional dos italianos, cujo país era novo e buscava ainda a sua identidade, e que seria o sentimento de nação que uniria o proletariado italiano e desencadearia a revolução. Ou seja, a guerra derrubaria o capitalismo.

Mussolini começou por manter a linha do partido e opôs-se à entrada de Itália na guerra, mas depressa deu razão aos sindicalistas e defendeu que os socialistas italianos deveriam seguir o exemplo dos socialistas alemães, franceses e britânicos e apoiar a guerra. Esta mudança de posição valeu-lhe a expulsão do partido.

Os sindicalistas revolucionários italianos, incluindo Mussolini, fizeram então a guerra – uma posição perfeitamente em linha com a de outros marxistas europeus, incluindo os do SPD alemão. Quando o conflito terminou, os sindicalistas marxistas italianos pró-guerra regressaram a casa mas foram antagonizados pelos marxistas italianos anti-guerra. Em conflito com estes, os marxistas pró-guerra fundaram o movimento fascista, com reivindicações como o salário mínimo, o horário laboral de oito horas, o direito de voto para as mulheres, a participação dos trabalhadores na gestão das fábricas, a reforma aos 55 anos e a confiscação dos bens das congregações religiosas. Serei só eu a notar que estas reivindicações fascistas têm origem marxista?

O seu pensamento foi entretanto evoluindo. Recorde-se que Marx e Engels consideravam que o capitalismo era uma fase necessária e imprescindível da história humana e que sem capitalismo nunca haveria comunismo. Os bolcheviques renegaram esta parte do marxismo quando preconizaram que na Rússia era possível passar diretamente de uma sociedade feudal para o comunismo, mas neste ponto os fascistas mantiveram-se marxistas ortodoxos ao aceitar que o capitalismo teria mesmo de ser temporariamente cultivado em Itália.

Noutros pontos os fascistas desviaram-se da ortodoxia marxista. Por exemplo, aproximaram-se do revisionismo bolchevista quando abraçaram a ideia soreliana da violência provocada por uma vanguarda e afastaram-se do marxismo e do bolchevismo quando aderiram à ideia baueriana de que o sentimento de nação era para o proletariado mais galvanizador do que o sentimento de classe. Isto levou-os a dizer que a luta de classes não se aplicava a Itália porque esta era já uma nação proletária explorada pelas nações capitalistas. A luta de classes apenas iria dividir a nação proletária, pelo que em vez de conflitualidade deveria haver cooperação entre classes. O chamado corporativismo.

O seu pensamento continuou a evoluir, sobretudo em consequência do Bienio Rosso, altura em que os comunistas italianos lançaram uma campanha de ocupação selvagem de fábricas e de propriedades rurais. Estes eventos levaram os fascistas a afastarem-se mais do marxismo, pois entendiam que estas ações enfraqueciam a nação, que designavam de “classe das classes”, ao ponto de começarem a proclamar-se anti-marxistas. Convém no entanto recordar que Mussolini esclareceu que o fascismo objetava ao marxismo não por este ser socialista, mas por ser anti-nacional.

udo isto está explicado, com muito mais pormenor, em As Flores de Lótus e O Pavilhão Púrpura, e curiosamente nada disto foi desmentido por ninguém. Os meus críticos limitaram-se a constatar que os fascistas se descreviam como anti-marxistas – e assim foi a partir de certo ponto. Mas isso nada me desmente porque nunca disse que os fascistas, na sua fase já amadurecida, eram marxistas. O que eu disse, e repito, é que o fascismo é um movimento de origem marxista – o que é verdade.

Se acham que o fascismo não tem origens marxistas, façam o favor de desmentir as provas que apresento nos dois romances. E, já agora, aproveitem também para desmentir que o fascismo alemão se designava nacional-socialismo. Como acham que a palavra socialismo foi ali parar? Por acaso?


* * * * * * *




-----------------------

8 comentários:

  1. Como complemento a esses factos temos um video do Antony Sutton ( como o grande capital e seus agentes manobraram as ideologias com o objectivo de atingir um fim) https://www.youtube.com/watch?v=7GhPsJCXPqY

    ResponderEliminar
  2. Vincular o Fascismo com Marxismo visa empiricamente combater o primeiro para salvar o segundo.

    "Segundo a escritura “Dottrina del Fascismo”, em 1932 após os primeiros anos de experiência de governo, Mussolini, define como doutrina, espírito ou princípios do fascismo resumido todo o conhecimento prático, a sua aplicação e a implementação planejada para o futuro. A partir do programa ausente na emergência do fascismo, registra-se uma visão de mundo que seviu mais como um guia prático para a ação do que uma filosofia teórica desenvolvida para isso. Uma afirmação centralizada e abrangente : “O Estado fascista é um RESUMO E UNIFICAÇÃO DE TODOS OS VALORES DA VIDA; confere significado à vida de toda população, fomenta seu desenvolvimento e fortalecimento.

    Desde a década de XX, a extrema esquerda, conforme orientações da INTERNACIONAL COMUNISTA – uma congregação global de partidos comunistas sob a liderança soviética – emprega o termo ANTI-FASCISMO para combater os vários adversários políticos, sem qualquer associaçao ao Fascismo real. Especialmente o termo FASCISMO HITLERIANO, completamente irrealista quanto ao Nacional Socialismo, e FASCISMO SOCIAL – ensejando a social democracia, revelam a distorção exacerbada. A dicotomia expressa no termo ANTI-FASCISMO foi sempre empregada por comunistas e outros extremistas de esquerda com uma arbitrariedade generalizada proposital para difamar uma gama de adversários além de encontrar parceiros dispostos a apoiarem suas práticas.

    O resultado concreto dessa perseguição é até hoje a Indústria Antifa: – centenas de diferentes iniciativas existentes:, grupos e órgãos consultivos, que paralelamente às perseguições às opiniões indesejadas recebem ainda apoio financeiro estatal em causa própria. Aliam-se com esquerdistas radicais antifascistas, que se apresentam como críticos do sistema , mas em verdade servem como infantaria dos poderosos para fazer o trabalho sujo.

    Fascismo” – jamais desenvolveu um dogma e, portanto, nunca quis, tipicamente como fazem os comunistas, perseguir os heréticos; o seu grau de violência 1919-1939 não foi além do que outros – também regimes democráticos, no contexto de guerras civis e coloniais, foram responsáveis . Em nenhum lugar o Fascismo alcançou o número de vítimas gerado pelo terror vermelho “. fonte: https://verbotenesarchiv.wordpress.com/2013/04/04/die-wahrheit-uber-den-faschismus/

    A história é dirigida pelo projeto de Deus, projeto sempre voltado para a liberdade e a vida. O destino de uma sociedade depende sempre da atitude que ela toma diante deste projeto: ou terá liberdade e vida ou produzirá escravidão e morte.

    A Alemanha perdeu a guerra https://katana17.wordpress.com/2016/10/01/book-the-myth-of-german-villainy-by-benton-bradberry-part-01/ e os vencedores - os COMUNISTAS/MARXISTAS/BOLCHEVISTAS - escravizarão o mundo. vide aqui https://www.e-reading.club/book.php?book=1020095 ao menos, o sexto parágrafo do terceiro capítulo: 'Revolução Russa' fato!!! lamentavelmente - não boato !!! vide TAMBÉM aqui em 03:30 > https://www.youtube.com/watch?v=atWInFwDth0 em seguida, pesquise no google e youtube tudo que houver sobre AGENDA 21 e ''a demarcação de território'', onde, conforme Olavo de Carvalho, ''as pessoas serão controladas como gado''

    "A civilização cristã ainda pode sobreviver se este livro for lido e sua mensagem for amplamente divulgada." Maj.-Gen., Count Cherep-Spiridovich http://antimatrix.org/Convert/Books/Spiridovich/Secret_World_Government/Secret_World_Government_Spiridovich.htm#PREVENT_THE_EDUCATION_OF_INCURABLE_IMBECILES

    ResponderEliminar
  3. Em nenhum lugar o Fascismo alcançou o número de vítimas gerado pelo terror vermelho
    https://newsland.com/community/129/content/krasnyi-terror-v-fotografiiakh/5436392 Tudo decorrente "venenos psíquicos necessários para o culto de inclinações sádicas entre seus consumidores" https://k-razumnym.livejournal.com/174262.html caso este endereço seja solapado, procurar sob títulos 1 "Кошерные убийства - видеоролик." 2 'Talmudic Terror and Torture'

    ResponderEliminar
  4. "O mundo actual evolui para o socialismo.O principal obstáculo ao socialismo não é o capitalismo mas sim o comunismo.A futura sociedade socialista não pode ser senão planetária e não se realizará portanto senão à custa do desaparecimento dos Estados-Nação,ou pelo menos da sua subordinação a uma ordem política mundial. Eis as três ideias directrizes deste livro.A questão levantada reside em se saber se os socialistas conseguirão eliminar os dois obstáculos essenciais que impedem a construção de um mundo socialista." fim de citação -In Tentação Totalitária de Jean Revel (livro de 1975 traduzido e editado pela Bertrand em 1976)

    ResponderEliminar
  5. Stalin teria se apropriado deste discurso nacionalista e o espalhado como retórica revolucionária para a causa tercterceiromundista pós 1945?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O aspecto mais gigantesco sobre o Nacional Socialismo não é sua história e eventos, nem mesmo seus mártires e heróis, o que já engrandece bastante o aspecto gigantesco é que ele representa uma luta contra o 'Zeitgeist' Signo dos Tempos. É uma tentativa de restaurar Qualidade e Diferença no caminho descendente secular, ou seja da senda da decadência.

      O mundo sofre uma trajetória espiritual descendente aparentemente lento e irrefreável, decorrente das opções materialista, hedonista, por conseguinte - concupiscente.

      É o romantismo contra o colonialismo e o capitalismo nascente, é Hitler contra a democracia do número, são tentativas heróicas e grandiosas de lutar contra o egoísmo das massas e a constante tentação causada por quem quer apenas dinheiro e quantidade.

      Os nacional-socialistas, não acreditam em uma visão de vida predestinada e cíclica, entre outras coisas, porque ela não pode ser demonstrada ou protegida. Os NS querem a elevação do povo, o socialismo popular HIERÁRQUICO, para cada um de acordo com seu MÉRITO, não de acordo com o SUAS POSSES E EQUIVALENTE PODER POLÍTICO, nem todos iguais. É por isso que buscam a modernidade técnica 'como ARMA para obter QUALIDADE com meios materiais, ou seja, empregar o material a serviço do ser humano e da qualidade. NS não acreditam no retorno às cavernas nem em materialismo diabólico ', as' coisas 'não são ruins nem boas, mas são meios nas mãos de' ruins 'ou' bons '

      Essa luta PELA QUALIDADE contra a quantidade e o prazer material é o que confere ao Nacional Socialismo um caráter atemporal, de lutar fora do Tempo, porque enquanto houver alguém que combata o poder monetário o sofisma da igualdade, a mediocridade e a concupiscência, em benefício do povo, pelo amor à diferença e à qualidade, haverá NS.

      O liberalismo e sua alma gêmea - o Marxismo Cultural pregam uma igualdade que carece de socialismo e amor pelo povo. Os ideais liberais da franco-maçonaria, em contraste, geram uma “nação de indivíduos” com cada um seguindo seu próprio caminho, com pouca ou nenhuma preocupação com as necessidades daquela comunidade nacional como um todo; a unidade orgânica da qual o indivíduo foi derivado e foi alimentado, com apenas uma noção teórica da ECONOMIA DE GOTEJAMENET “efeito trickle down” LEGITIMANDO ASSIM, A ESTRUTURA DE PODERE PLUTOCRATA SEU grau de poder e influência.

      Empiricamente, através de um BANCO CENTRAL, gera-se 90% das possibilidades em tornar uma nação comunista" visto que, será ELE que estabelecerá a política monetária sobre juros que quebrará indústrias, gerará desemprego e caos social - condição 'sine qua non' para estabelecimento comunista. O comunismo só consegue florescer em sociedades caóticas. Se o banco central é responsável por 90% do caos em uma nação, os 10% restantes podem ser alcançados através da migração em massa para criar o caos almejado;

      OS NACIONAL SOCIALISTAS ALEMÃES SE OPUSERAM A ISSO ESTABELECENDO CONTROLES ESTRITOS SOBRE O BANCO CENTRAL E O MERCADO DE AÇÕES criando e controlando sua própria dívida e moeda livre de juros com base na mão-de-obra e na produção resultante do povo, não no ouro, prata ou outras mercadorias, cujo valor está sujeito a especulação. Eles também impuseram limites aos salários e preços, bem como reduziram as importações e exportações, e impediram que grandes lojas de varejo “grandes caixas” pudessem inundar o mercado com produtos importados baratos criando um monopólio.

      Eliminar
    2. O nacional-socialismo era direitista? Ou de esquerda?

      NEM "direita" NEM "esquerda" em termos de como a maioria das pessoas vê o espectro político, mas sim como uma "Terceira Via" e se via como um movimento nacionalista social popular de base ampla. envolver todas as classes do corpo nacional para o bem maior do povo como um todo, do qual todos se beneficiariam.


      O nacional-socialismo expressou seu compromisso com o povo alemão, CONTRÁRIO a sistemas rivais como o judeo-bolchevique-marxismo e o capitalismo judaico-maçônico-liberal ou o "liberalismo". https://2.bp.blogspot.com/-q7yJWWFv0XI/VeX1U7iUAWI/AAAAAAAANpA/9dNsxs9yt1s/w800-h800/Direita%2Bversus%2Besquerda%2Bno%2Bsistema%2Bzog.PNG

      Também se opôs a tentativas de interesses corporativos internacionalistas auto descritos de se infiltrar e dominar o "corpo político" nacional, como foi anteriormente o caso, e foi o caso em outras nações desenvolvidas, criando uma ameaça existencial a nações e povos soberanos. http://politicosdobrazil.com/wp-content/uploads/2015/06/lenin_familia.jpg

      Assim, o Nacional-Socialismo colocou um foco significativo nos vínculos do “INTERNACIONALISMO” e sua influência especialmente na Alemanha. Isso não era de forma alguma um problema distintamente alemão. Foi falado em muitos países, incluindo Inglaterra e América, e outros países europeu.
      https://nationalvanguard.org/2019/02/one-hundred-years-of-national-socialism-1919-2019/

      TODA DOUTRINA SOCIAL QUE VISE DESTRUIR A FAMÍLIA É MÁ E PARA MAIS INAPLICÁVEL QUANDO SE DECOMPÕE UMA SOCIEDADE O QUE SE ACHA COMO RESÍDUO FINAL NÃO É O INDIVÍDUO, MAS SIM A FAMÍLIA. https://centralmatrix.files.wordpress.com/2016/08/frase-toda-a-doutrina-social-que-visa-destruir-a-familia-e-ma-e-para-mais-inaplicavel-quando-se-victor-hugo-148578.jpg

      A realidade é que nem Hitler se parece com nenhum líder comunista, nem o NS se parece com o comunismo. Gorbachev tornou-se capitalista, mas Hess não. Do comunismo, você pode ir ao progressivismo democrático. Do NS não há como acessar o sistema

      Vejamos os pontos que os direitos geralmente usam para tentar identificar o comunismo e o NS:

      - "A palavra-chave que os identifica é 'totalitarismo'".

      Dizer que o comunismo e a NS são 'totalitários; querem cobrir todos os aspectos da vida e se opõem ao 'liberalismo' democrático ... é um ESCARNIO!!! EMPIRICAMENTE não há nada mais totalitário que o capitalismo, tudo o transforma em mercado , em Money, tudo está sob o poder da usura ... e ainda chama seus adversários de totalitários.

      Todo sistema é totalitário, pois todos são baseados em uma concepção de mundo que ilumina todos os aspectos. O materialismo progressista não deixa nada além de seu controle e, é claro, uma revolução socialista e espiritual também não deixaria espaço para decadência.

      Eliminar
    3. A democracia é precursora do comunismo "Ambos são partidários da violência para chegar ao poder - os primeiros democratas chegaram ao poder por um golpe sangrento chamado Revolução Francesa; os comunistas também conquistaram o poder em Moscou através de um golpe ainda mais sangrento ... o NS chegaram ao poder pelas urnas e mesmo assim continuam sendo difamados pela propagandas adversária como violentos.

      A Gestapo tinha cerca de 7.000 membros. A GPU cerca de 350.000 membros. Nunca a Alemanha NS montou uma polícia avassaladora e onipresente, sempre reduziu tropas. As organizações de espionagem do bairro ou os sistemas de exclusão em massa nunca foram montados, como o comunismo oficialmente montado.

      Hitler nunca enviou bandidos para matar dissidentes do exterior, nunca houve casos como o de Trotsky, entre outras centenas, como o comunismo.

      Dos 1900 delegados no 17º Congresso do PCUS em Moscou, apenas 39 sobreviveram aos expurgos da polícia política! Isso é impensável no NS.

      O mais importante, porém, é: que a democracia capitalista e o comunismo são comprovadamente responsáveis por todos crimes de guerra decorrentes dos genocídios pilhagens trabalho escravo tráfico de drogas, pedofilia .... do que os alegados e jamais comprovados crimes atribuídos ao NS.


      https://1.bp.blogspot.com/-duQFwr5tcJU/W4eAWFv0k6I/AAAAAAAAJdQ/RYWzC5lWDo8n-hfz-ryUdRgFqZ1rMxEcACLcBGAs/s640/GRAMA%2BVERDE%2BCHESTERTON%2B-%2Bchegara%2Bo%2Bdia%2Bem%2Bque%2Bteremos%2Bque%2Bprovar%2Bque%2Ba%2Bgrama%2B%25C3%25A9%2Bverde.jpg

      Pela lei de DEUS, portanto, da natureza - SEMPRE QUE O PIOR CHEGA AO PODER ,INEXORAVELMENTEE - TUDO PIORA. A verdade não odeia, é odiada; não evita, é evitada; não acusa - revela.

      Eliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem PROFANA e GROSSEIRA.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.
-------------
OBS: A moderação dos comentários está activada, portanto se o teu comentário não aparecer logo, é porque ainda não foi aprovado.

ATENÇÃO: Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PRINT