quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A mágoa de Melanie Notkin: 42 anos, sozinha e sem filhos.

Por Melanie Notkin

Para uma mulher solteira, a mágoa de não ter filhos não é aceite. A mágoa atingiu-me aos trinta e poucos anos sem qualquer aviso.

Segundo tudo o que parecia, a minha vida era fantástica, ou muito próxima de o ser. Tinha um bom emprego em Nova York, bons amigos, e alguns encontros românticos. Mas também houve momentos, dias e noites de solidão, em que eu chorava. Eu soluçava. Eu deitava-me na cama durante horas e horas, com lágrimas a correrem sobre a minha almofada. Eu estava de luto mas nem sabia.

Havendo experimentado o mesmo sentimento há já alguns anos, hoje sei que a mágoa devia-se ao facto de não ter filhos; ou, dito de forma mais pungente, devia-se à perda do bebé que nunca tive nos meus braços. Por aquela altura da minha vida, eu esperava já estar casada e ser mãe de pelo menos duas crianças. Mas eu estava muito longe disso: ainda estava solteira.

Cruzar-me uma nova mãe (e o seu filho) enquanto passeava pela Broadway mexia com o meu útero. E só o facto de ver uma mulher inchada, grávida de ou 8 meses, fazia com que a minha pequena estatura se sentisse invisível e pequena. A tristeza que eu sentia durante a altura do meu período era mais profunda que hormonal. Eu estava a chorar a perda de mais uma chance de ter a vida familiar que sempre havia sonhado ter.

E eu sofria sozinha.

Sofrimento por não ter sido capaz de ter filhos é aceitável para casais que estão a atravessar por um momento de infertilidade biológica. Sofrimento por não ter filhos por se ser uma mulher solteira que se encontra na casa dos trinta ou quarenta não é aceite. Em vez disso, é assumido que nós não entendíamos que a nossa fertilidade tem um tempo de vida limitado e que nós fomos descuidadas com a possibilidade.

Somos chamadas de "mulheres carreiristas" como se tivéssemos acabado a faculdade, queimado os nossos sutiãs, e tivéssemos começado a nossa carreira profissional como forma de exibir algum tipo de músculo feminista. Ou, é assumido que não estávamos a "tentar o suficiente", ou fomos "demasiado esquisitas". A moda mais recente é assumir que nós não queremos filhos porque não congelamos os nosso ovos, porque não adoptamos, ou porque não tivemos um filho quando éramos mulheres solteiras.

Este tipo de mágoa, mágoa que não é aceite ou que é silenciosa, é referida como uma mágoa desprivilegiada. É o tipo de mágoa que nós sentimos não ter permissão para sentir porque a perda não é clara e nem é entendida. Nós não perdemos um irmão, um esposo ou um parente. Mas as perdas que os outros não entendem podem ser tão poderosas como as perdas que são socialmente aceites.

Deixem-me ser bem clara: quando já passamos os 35 anos, estamos de coração partido por causa do homem que esperávamos que fosse "o tal", já não temos um bom encontro romântico há um bom tempo, ou vemos as nossas amigas mais próximas grávidas com o segundo ou o terceiro filho, é duro. É desarmante. E por vezes, é insustentável.

Eu sempre gostei de estar perto de bebés; nunca me fartava dos meus sobrinhos e sobrinhas recém-nascidos. Não tendo filhos meus, sentia como se o mundo, e de forma bem brusca, estava a avançar e eu estava a ficar para trás.

Passar a ter 40 anos ajudou. A antecipação de passar a ter 37....38....39, e continuar solteira, estava a criar mais ansiedade que qualquer outra coisa na minha vida. Mal atingi os 40, apercebi-me que apesar dos meus sonhos (e apesar do meu profundo desejo biológico e emocional de ser mãe), eu ainda estava feliz pelas outras coisas da minha vida. Ser uma tia era (e muito provavelmente sempre será) a minha maior alegria. Dar início ao meu próprio negócio, tornar-me autora e realizar o meu potencial profissional tem sido extremamente recompensador.

Hoje tenho 42 anos, e avancei calmamente com a minha vida. Tornar-me mãe por esta altura seria uma surpresa bastante feliz. Claro, ainda tenho os meus momentos. A paz de espírito conquistada com tanto esforço pode ser interrompida por uma inesperada embalagem enviada por uma agência de Relações Públicas a enviar-me roupa de bebé para promoção. (....) Ou quando as pessoas assumem que eu nunca quis filhos porque não tenho nenhum. Ou quando ficam surpreendidos quando digo que quero.

Ou, pior ainda, quando presumem que estou mais feliz por não ter filhos ou mais afortunada por não ter que me "preocupar com filhos". Algumas pessoas chegam até a chamar-me de "sem-filhos" - termo cunhado por aqueles que escolheram não ter filhos e não têm o desejo de ter filhos - só porque eu "escolhi" esperar pelo amor.

Não só tenho que lidar com a minha infertilidade circunstancial, como tenho que defender o meu desejo de me casar com alguém por quem me encontro apaixonada antes de conceber. Tenho que defender o porquê de não ser mãe quando isso era o que eu mais queria.

A mágoa de nunca me ter tornado mãe é uma que eu nunca vou superar, ao contrário da mágoa que senti há 23 anos atrás quando perdi a minha mãe. Mas tal como esse tipo de mãgoa, ela já não é constante ou activa. Sim, eu ainda tenho a esperança de vir a conhecer o homem que venha a ter o desejo de ter uma filho comigo, e que está preparado para atravessar comigo os tratamentos que eu posso vir a precisar para que isso aconteça. Ou que esteja pronto para sofrer comigo se por acaso isso não funcionar.

Mas, de forma geral, eu prossigo, buscando o amor. Felizmente, não há limite temporal biológico para esse sonho. De forma cuidada, eu nutro a esperança de ainda vir a ter a chance de ter o meu bebé nos meus braços - e que eu ainda seja atraente para os homens que querem ter filhos.

Sei que não estou sozinha; faço parte das 18% de mulheres Americanas com idades compreendidas entre os 40 e 44 que não têm filhos. A Pew Research relata que metade das mulheres deste grupo escolheu esse destino - escolheram não ter filhos. Mas o resto de nós - cerca de 1 milhão de mulheres Americanas com idades compreendidas entre os 40 e os 44 e sem filhos - sofre com a infertilidade biológica ou circunstancial.

A forma como escolhemos seguir com a vida apesar desta mágoa é o foco do nosso e "viveram felizes para sempre". E, se posso dizer, tenho planos de fazer com que o meu "feliz" seja mesmo para sempre. E se tudo correr bem, não estarei sozinha.

http://bit.ly/1M5Z2fZ.



17 comentários:

  1. No caso dela, quer o filho apenas porque ve as outras com! Aqui no brasil, a esmagadora maioria dos filhos(as) sao vistos como moeda de troca (inclusive eu) pela mulher pra manter a utilidade do homem por perto.

    ResponderEliminar
  2. Geralmente isso acontece com mulheres muito exigentes , boa sorte para ela.

    ResponderEliminar
  3. Que mulher chata e esquisita do inferno!

    Tenho a idade dela mas nunca me aproximaria de uma porcaria destas que parece saída de música sertaneja. "tenho que estar apaixonada; o homem que sempre esperei; o tal". Vai pentear macaco velha!

    Prefiro correr atrás de caixa de supermercado de 18 anos a ficar um segundo com esta pós-doutora idiota.

    ResponderEliminar
  4. 42 anos? Se ferrou.

    Recado para as feministas :

    - a partir dos 30 anos vcs já não servem mais nem pra namorar conosco, os homens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os homens?? Tem certeza que é um homem que está falando isso?? Bom, se for, com certeza é um daqueles lixo fracassado e amargurado que não vale a pena nem trocar um selinho.

      Eliminar
  5. 42 anos e escrevendo matéria... Não dá mais pra escolher!!

    ResponderEliminar
  6. Comentário desnecessários. Preconceituosos.
    Infelizmente típico da cultura.

    ResponderEliminar
  7. K pessoas tão atrasadas, destes comentários... força amiga, como te compreendo jinhus

    ResponderEliminar
  8. Senhor CHRONOS chegou! 42 anos o ultero dela já definhou, há senhor CHRONOS, o implacável

    ResponderEliminar
  9. O pessoal aqui é engraçado... acha que a mulher tem que casar com estuprador, assassino e até aturar abusador em casa. Pra que? pra dizer que tem um homem ao lado... um homem pra chamar de seu...putz...tem que ser exigente sim! Aceitar a ficar com qualquer vagabundo e mau caráter pra dizer que é feliz? Aceitar ficar com um homem menos do que um Rodrigo Hilbert (na beleza e na atitude)? É melhor ser feliz sozinha do qie ser estragada e maltratada por homem que não presta, só pra ter um relacionamento...é mais depois ser sozinha mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super concordo contigo. As grande maioria das pessoas têm a mente lamentavelmente fechada e vazia. Isso explica porque o mundo hoje está virando um caos, e a cada dia que passa piora cada vez mais. E a tendência é aprofundar cada vez mais no abismo que o próprio ser humano cria....É triste, porém é uma realidade limitada demais pra se poder fazer alguma coisa.

      Eliminar
  10. Isso, pq tem homens que conseguem estragar mulheres belíssimas o sujeito é tão negativo que a mulher sai da relação um bagaço.

    ResponderEliminar
  11. Chocada c os comentarios infelizes, desses infelizes... nao adianta escrever qq coisa aqui, pq eles nao serao capazes de entender, c tamanha ignorancia

    ResponderEliminar
  12. Chocada c os comentarios infelizes desses infelizes. Inútil tentar comentar ou retrucar o que eles escrevem, pq qq coisa q se escreva, eles nao serao capazes de entender, por tamanha ignoracia e pobreza de espirito...Afeeeee, q mente limitada e preconceituosa a de vcs, dá nojo e vontade de vomitar...

    ResponderEliminar
  13. Esse povo dos comentários "nem é gente"! Lamentável. Devem ter uma vida bosta. Já o texto reflete a realidade de muitas mulheres. Obrigada por compartilhar conosco

    ResponderEliminar
  14. Eu tenho 39, fui traída pelo ex namorado recentemente...viajei, estudei, sou bonita e muito atraente mas cansei de tentar encontrar o homem certo para me estabilizar, como também sonho em ser mãe e sou muito corajosa, resolvi seguir os passos da Karina Bacchi, produção independente por fiv com doador anônimo!!Não estou fechada, se lá na frente o amor reaparecer será um plus, enquanto isso vou sendo feliz em outras coisas.

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem PROFANA e GROSSEIRA.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.
-------------
OBS: A moderação dos comentários está activada, portanto se o teu comentário não aparecer logo, é porque ainda não foi aprovado.

ATENÇÃO: Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PRINT