sábado, 22 de novembro de 2014

Palavra "feminista" votada para ser banida em 2015

....mas as Guerreiras da Justiça Social não ficaram muito satisfeitas, e como tal, a revista Time viu-se forçada a pedir desculpas por envergonhar as feministas "fortes e independentes" (mas perpétuamente ofendidas).

Por Dion Rabouin

A revista Time pediu desculpas por incluir a palavra "feminista"  na sua lista anual de palavras a serem banidas no ano seguinte. Nancy Gibbs, editora-chefe da revista, escreveu um pedido de desculpas que foi incluído como nota do editor ao artigo citado em cima:
A Time pede desculpas por ter levado a cabo esta sondagem; a palavra "feminista" nunca deveria ter sido incluída na lista de palavras a serem banidas. Embora nós tenhamos como objectivo convidar as pessoas a debater a forma como a palavra foi usada durante este ano, a nuance foi perdida, e arrepende-mo-nos com o facto da sua inclusão nos ter distraído do importante debate em torno da igualdade e da justiça.
A palavra “feminista” foi colocada na lista, juntamente com palavras tais como “bae,” “basic,” “disrupt,” “kale,” “bossy” e “turnt,” entre outras, com explicações cheias de humor.  Listagens antigas incluiram palavras tais como OMG, YOLO e twerk. A palavra "feminista" foi entretanto removida da lista.

Em relação ao porquê da palavra ter sido incluída de modo a que os seus leitores pudessem votar, a sua inclusão foi explicada:

Tu não tens nada contra o feminismo em si, mas quando é que isso se tornou numa coisa em torna da qual as celebridades tinham que declarar se ela se aplicava ou não a elas, parecido ao acto dum político declarar o seu partido? Fiquemos focados nos tópicos e paremos de atirar esta qualificação para cima das pessoas (...).

Acrescentar "feminista" à lista claramente foi uma tentiva de humor, mas esta tentativa deixou um mau gosto na boca dum certo número de leitores. A blogueira e professora Roxane Gay escreveu um artigo de opinião para o Washington Post, onde se lia:

Supostamente isto era para ser engraçado, mas isto nada mais é que o policiamento do vernáculo de alguém que não é um homem branco heterossexual.

No Los Angeles Times, a blogueira Susan Rohwer opinou que era...

... profundamente perturbador o facto duma organização noticiosa como a Time sugerir a proibição duma palavra que significa algo tão básico e aparentemente consensual  como "todas as pessoas merecem os mesmos direitos independentemente do seu género [sic]." Aparentemente precisamos de mais um lembrete do porquê a retórica anti-feminista como esta ter que acabar.

O New York Review of Books, a Planned Parenthood e outros deram a sua opinião nas redes sociais, atacando a decisão da revista de incluir a palavra "feminista" na lista de termos a serem banidos.

* * * * * * *

Como ocorre com perturbadora frequência, sempre que os assim-chamados "movimentos sociais" são sujeitos ao escrutínio público, invariavelmente eles revelam-se como iniciativas que de modo algum reflectem os pensamentos da sociedade em nome de quem os líderes de tais "movimentos" erradamente afirmam estar a falar.

O feminismo, que supostamente "fala" e "defende" as mulheres, é tão popular junto da sociedade como uma sarna (e igualmente "útil"). O mesmo pode ser dito do activismo lgbt, dos movimentos em prol das minorias étnicas, etc; todos estes movimentos são movimentos da elite que se fazem passar por "movimentos sociais".

O facto dos leitores da Time terem votado na proibição da palavra "feminista" (acima das outras palavras presentes na lista) muito provavelmente revela uma maior coragem das pessoas em demonstrar publicamente que já não se deixam enganar com a retórica da "igualdade" deste movimento supremacista e elitista.

São boas notícias (naturalmente) e é importante que as pessoas ganhem ainda mais repugnância ao feminismo, mas embora isso não baste para acabar com a sua influencia, e nem para reverter os gigantescos estragos feitos por esse movimento durante os últimos 50/60 anos, é um passo tímido nessa direcção.



2 comentários:

  1. Quando se trata de questões irrelevantes como essa, que não mudam nada na vida de ninguém (nem mesmo das feministas), essas blogueiras já fazem mil posts sobre o assunto, como se fosse um tema de real importancia para a sociedade.
    Uma mulher verdadeiramente feminista, aquela que realmente estivesse em busca da tal igualdade de gêneros, não ficaria se vitimizando e sim iria a luta, iria estudar, trabalhar, em busca dos seus sonhos, pois sabe que tem a mesma capacidade dos homens de lutar em busca dos seus sonhos. Esse deveria ser o verdadeiro feminismo. Cada mulher, por si mesma, exercer sua vocação na sociedade (seja ela qual for),
    sem se sentir melhor ou pior do que os homens por isso. Afinal, se eu acredito que homens e mulheres podem ser iguais, não há nada que me impessa de fazer o que eles fazem.

    ResponderEliminar
  2. http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/11/1551197-camiseta-faz-cientista-de-sonda-que-foi-a-cometa-ser-acusado-de-machismo.shtml
    Mais uma das "poderosas" que vivem vendo opressão em tudo, vivem a desdenhar dos homens colocando-se sempre como superiores a eles ao passo que imploram pela ajuda desses mesmos "opressores" quando estão em apuros(vide o incêndio ocorrido no hospício social conhecido como Suécia).Como alguém pode levar essas boçais a serio e apoia-las?

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem PROFANA e GROSSEIRA.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.
-------------
OBS: A moderação dos comentários está activada, portanto se o teu comentário não aparecer logo, é porque ainda não foi aprovado.

ATENÇÃO: Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PRINT