sábado, 27 de outubro de 2012

Autonomia multicultural

 
Membros da tribo colombiana Wayuu escondeu três homens que alegadamente "violaram uma turista britânica" de 23 anos, afirmando que eles se regem pelas suas próprias leis, e como tal, não há necessidade de entregar os alegados violadores à polícia colombiana. Estes 3 membros da tribo estão a ser mantidos em local seguro - escondidos da polícia - dentro da comunidade indígena do norte da Colômbia.

Segundo reportagens locais, no fim de semana passado a mulher de 23 anos, proveniente de Londres, foi sexualmente abusada por três membros da tribo Wayuu na aldeia de Cabo de la Vela na região Guajira do país.

Segundo o site "Terra", pensa-se que a turista tenha tido uma discussão com os parceiros de viagem e se tenha perdido depois de se aventurar sozinha. Segundo ela, quando chegou à vila Wayuu, pediu ajuda, mas em vez disso, foi sexualmente abusada.

O comandante de polícia de La Guajira, o Coronel Elber Velasco Garavito, disse que os alegados violadores foram já identificados:

Ela deu entrada ao processo legal e descreveu os três homens que [diz ela] participaram na violação. Ela recebeu assistência e foi acompanhada pela polícia até que voltou para Londres.

Ele [Elber Velasco Garavito] acrescentou ainda que a tribo estava a perturbar os esforços dos oficiais de justiça para deter o trio.

A Constituição da Colômbia garante aos Wayuu certa liberdade e autonomia - possuem a sua própria soberania e certas heranças culturais - mas apesar disso, Velasco acrescenta:

Eles [os membros da comunidade local] alegam que possuem o poder para punir os responsáveis. Nós, por outro lado, afirmamos que, neste caso, não só a autonomia não se aplica, como nós temos que avançar com a investigação.

O governo colombiano tem tentado alterar a imagem do país e deixar para trás todas as associações que são feitas entre ele e os problemas relacionados com a droga e aos raptos. A Colômbia é o 4º maior país da América do Sul, e um produtor de relevo de ouro, prata, esmeraldas e carvão.  A diversificada cultura da Colômbia reflecte as suas raízes indígenas, espanholas e africanas.

Fonte

* * * * * * *

Fica aí um dilema importante para os multiculturalistas: devem estes 3 índios ser legalmente punidos com as leis dos não-índios, ou são eles livres para serem "julgados" segundo as leis tribais? Velasco diz que neste caso, a autonomia não se aplica. Porque não? Quem decide quais as áreas onde os Wayuu se podem reger com as suas leis, e quais as áreas que não podem?



1 comentário:

  1. As ONGs estrangeiras querem autonomia cultural, jurídica e territorial para os índios. Isso é a destruição da soberania nacional e um passo para a independência de territórios indígenas, geralmente ricos em recursos minerais e outras matérias-primas.

    A solução da criminalidade passa pela praça pública: pelourinho e forca!

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem PROFANA e GROSSEIRA.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.
-------------
OBS: A moderação dos comentários está activada, portanto se o teu comentário não aparecer logo, é porque ainda não foi aprovado.

ATENÇÃO: Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PRINT