segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vem aí uma "Idade do Gelo"


Espero bem que se tenham divertido durante a breve era do Aquecimento Global Antropogénico/Alterações Climáticas (AGA/AC)uma vez que a Ciência (louvada seja Ela) mudou de opinião outra vez e agora afirma que a Terra vai ficar mais fria. No entanto, desta vez não é culpa do homem mas do Sol.
O que pode ser a história científica do século está a ser reportada esta tarde, uma vez que pesos pesados da Física solar americana americanos anunciam que o Sol parece caminhar para uma era de baixa actividade, o que pode significar que a Terra - longe de caminhar para um período de aquecimento global - avança para uma mini Idade do Gelo.

O anúncio feito no dia 14 de Junho veio da parte de cientistas da "US National Solar Observatory" (NSO) e a "US Air Force Research Laboratory." Três análises diferentes do comportamento recente do Sol indicam que um período de anormal baixa actividade solar pode estar a começar.

O mais engraçado não é o volte-face dramático por parte da Infalível Ciência mas sim a forma como os sites que antes falam do "eminente aquecimento global" foram rápidos a tentar minimizar o anúncio:
No entanto, a mudança climática associada com qualquer redução da actividade solar iria provavelmente ser mínima e não o suficiente para contrabalançar o impacto do efeito dos gases do efeito de estufa no aquecimento global.
Claro. Como é que um arrefecimento mínimo iria contrabalançar algo que não está a acontecer? Mas a frase está literalmente certa uma vez que não há um impacto dos "gases de estufa", também conhecidos por "dióxido de carbono", sobre o aquecimento global. Por isso é que eles foram cuidadosos em utilizar a palavra "provavelmente" como forma de cobrir os seus respectivos posteriores no caso de eles estarem errados. Outra vez.

Mas quer a Terra caminhe para uma mini Idade do Gelo ou um maxi aquecimento global, todos nós podemos estar certos duma coisa: a única solução recomendada pela Ciência vai envolver disponibilizar mais dinheiro e poder político para qualquer que seja a autoridade governamental que paga os salários dos cientistas que decidiram que vem aí um aquecimento global (excepto quando vem aí uma Idade do Gelo).

Fonte

2 comentários:

  1. auhauhauhau, massa! Cara eu vivia dizendo isso para meus amigos, que essa onda do aquecimento global era engodo.

    ResponderEliminar
  2. Olá Lucas,

    Gostaria de saber de uma coisa: você tem e-mail?

    Gostaria de enviar um artigo para que você possa publicá-lo, falando sobre a burocracia ambiental.

    Gostaria de saber se você pode publicá-lo.

    Abraços.

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem PROFANA e GROSSEIRA.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.
-------------
OBS: A moderação dos comentários está activada, portanto se o teu comentário não aparecer logo, é porque ainda não foi aprovado.

ATENÇÃO: Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PRINT